“Cerca de 84 por cento dos chineses ouvidos num estudo do Pew Internet Project pensam que a Internet deve ser gerida ou controlada e que cabe ao Governo exercer esse controlo.
O estudo, que ouviu chineses residentes em áreas urbanas com e sem hábitos de uso da Internet, indica que a opinião dos chineses sobre a Web é cada vez mais negativa. Nos últimos quatro anos, a confiança nos conteúdos on-line caiu de 52 por cento para 26 por cento. Três quartos dos inquiridos acreditam que a informação mais fiável está nos sites do Governo.
A maioria acha que a Internet acarreta riscos – o maior é ficar viciado na própria Web. Guo Liang, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, que conduziu o inquérito na China, frisa que estes dados estão relacionados com o aumento de notícias negativas sobre a Internet nos media chineses. No entanto, 80 por cento sentem-se ultrapassados se não estiverem a par da Internet.
O Governo chinês impede o acesso a vários sites internacionais, como a Wikipédia ou páginas da BBC, e censura ou bloqueia páginas com críticas ao Partido Comunista ou onde se fale de temas polémicos, como a questão do Tibete, e já prendeu autores de alguns textos.
O estudo precisou da aprovação do Governo, o que não permitiu abordar directamente a questão da censura.” (http://jornal.publico.clix.pt/ ).
Pois…nós sabemos II
Abril 6, 2008 por carlos sacramento
Deixe uma Resposta